quinta-feira, 12 de abril de 2012


Vale da Froca



Não se sabe ao certo a origem deste nome, embora tudo leve a crer que o nome advém de ser o vale situado por trás da Forca, que se situaria numa zona próxima das traseiras do atual cemitério, o que em linha recta para o cimo do lugar dava uma distância curta, cerca de um km.

Também não se sabe quando começou a ser habitado, visto nas relações dos lugares habitados na Freguesia, que surgem em alguns documentos e livros, o Vale da Froca não constar até 1913, mas no ano de 1902 já tinha uma ou duas habitações é que o meu avô paterno nasceu neste lugar em 20-10-1902, e os seus pais não eram os unicos moradores do lugar.

Até a construção da E. N. 2, na década de cinquenta resumia-se a três ou quatro habitações, apos a sua conclusão foi-se expandindo, atingiu o ponto alto nas décadas de oitenta e noventa, chegando a ter mais 70 habitantes. Já teve um café, uma mercearia e taberna e duas comerciantes de queijos. Com a construção do “I. C. 8” perdeu alguma vida. Atualmente tem cerca de 35 habitantes e 30 casas (13 não habitadas). Tem excelentes acessibilidades, um lavadouro público desde 1991 e umas Alminhas inauguradas em 19-10-1997.

Ao longo dos tempos os seus habitantes foram vivendo da agricultura de subsistência, da exploração da resina e madeira, do pequeno comércio e construção civil. Hoje alguns ainda vivem da agricultura, os outros trabalham na construção civil, serviços e indústria de transformação de carnes.

1 comentário:

  1. um lindo lugar, são muita as recodações que guardo do Vale da Froca, ai foi o inicio.
    Abraço Manuel

    ResponderEliminar