domingo, 28 de dezembro de 2014

Rancho Folclórico com nova Direção


 
Teve lugar no dia 27 de dezembro uma Assembleia geral do Rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno.
No primeiro ponto da ordem de trabalhos foi apresentado o relatório de contas relativo ao ano de 2014, deste documento destaca-se um saldo positivo de 5353.50€ a que se junta os 4000€ do subsidio do Município relativo ao ano de 2014 verba que já não veio a tempo de constar documento apresentado, colocado a votação o documento foi aprovado por unanimidade pelos cerca de 40 associados e elementos do Rancho presentes no ato.
No ponto seguinte da ordem de trabalhos o Presidente da Assembleia geral apresentou uma proposta que visava a elevação da socia Maria do Carmo Rei a categoria de socia honoraria/ benemérita, destacando o seu empenho e dedicação a este Rancho ao longo das várias fases da vida do grupo, proposta aprovada por unanimidade.
No ultimo ponto procedeu-se a eleição dos corpos sociais para o próximo biénio, foi eleita com uma abstenção a única lista candidata apresentada ao ato.
tendo ficado marcada para o dia 10 de janeiro de 2015 a posse dos corpos sociais da coletividade cuja constituição passará a ser a seguinte:

 

Assembleia Geral

Presidente: Pedro Miguel Ramos Ferreira

1ª Secretario: António Martins Dias

2ª Secretaria: Cláudia Sofia Antunes Xavier

 

Direção

Presidente: José Carlos das Neves Fernandes

Vice-presidente: Manuel Antunes

Secretaria: Ana Isabel Pires dos Santos

Tesoureiro: António Simões Fonseca

Vogal a nomear pela junta de Freguesia:

 

Conselho Fiscal

Presidente: Maria Manuela Antunes Grilo

Vogal: Paulo Jorge Fernandes Nunes

Vogal: José Arnauth

 

Suplentes

Fátima Maria Vicente Dias

Carlos Alberto Nunes

Sra. da Confiança Associação realizou Assembleia geral


 

 

Teve lugar no dia 28 de dezembro de 2014 na “Casa da Esplanada” uma Assembleia Geral da Associação de Desenvolvimento do Monte de N. Sra. da Confiança.
Os trabalhos iniciaram-se pelas 15:30 e contaram com a presença de cerca de 20 associados. A apresentação do relatório de contas relativo ao ano de 2014 foi o primeiro ponto da ordem de trabalhos, registando a Coletividade um saldo positivo de cerca de 6400 euros, colocada a votação o documento foi aprovado por unanimidade.
Nos pontos seguintes foram apresentados o orçamento e plano de atividades para 2015, destes documentos além da festa em honra de N. Sra. da Confiança a Direção da Associação prevê realizar algumas obras na casa da esplanada, dois passeios pedestres um baile de carnaval e um convívio na época dos Santos Populares, colocados a votação os documentos foram aprovados por unanimidade.
De seguida foi analisado um protocolo a celebrar com a Junta de Freguesia de Pedrogão Pequeno e que visa a cedência da casa da esplanada a Associação por um período de 20 anos, colocado a votação foi aprovado com uma abstenção.
A encerrar os trabalhos o Presidente da Direção informou que tem havido conversações com a Junta de Freguesia e que esta a aguardar uma reunião com o Município da Sertã no sentido de angariar apoios para se fazer uma intervenção mais abrangente em alguns equipamentos do monte de N. Sra. da confiança.
 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pedrogão Pequeno celebrou restauração


A Filarmónica Aurora Pedroguense dando continuidade a uma das muitas tradições desta terra realizou no dia 30 de novembro a arruada da restauração, como o dia 1 de dezembro deixou de ser feriado, e os elementos que compõem a Banda têm as suas obrigações escolares e profissionais, a arruada este ano teve lugar pelas 22horas (duas horas mais cedo do que  era o habitual) com início junto ao edifício da Escola Primaria, a Filarmónica Aurora Pedroguense percorreu algumas ruas da vila de Pedrogão Pequeno tocando o hino da restauração.

Mais uma vez se cumpriu a tradição e se realizou esta manifestação patriótica que celebra um dos feitos mais importantes da história de Portugal.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

BARRAGEM DO CABRIL - 60 ANOS


Decorreram hoje as comemorações alusivas ao 60º aniversário da Barragem do Cabril. Recorde-se que a construção deste empreendimento se iniciou em abril de 1951 e foi inaugurado em 31 de julho de 1954 pelo então Presidente da Republica o general Craveiro Lopes.
O evento teve organização conjunta da EDP  e do Município de Pedrógão Grande, decorreu na Casa Municipal da Cultura em Pedrogão Grande,  iniciou-se com a apresentação de um filme sobre a construção  e a vida desta Barragem, a sessão solene prosseguiu com a intervenção do Presidente do Município Pedroguense Valdemar Alves, que destocou as alterações e benefícios que este empreendimento trouxe aos dois Pedrógãos, (Pequeno e Grande), apontando ainda o rumos para o futuro. Pela EDP usou da palavra o Engº Pita de Abreu Presidente da EDP Produção, que enaltecendo o esforço de todos os que trabalharam para a construção desta barragem e pugnaram pelo seu bom funcionamento ao longo destes anos, destacou também alguns benefícios que esta, trouxe para as populações vizinhas e para a região.
De seguida os presentes foram convidados a visitar a exposição “ 60 anos Barragem do Cabril” patente no mesmo edifício.
Pelas 13 horas rumaram a Central do Cabril, onde foi descerrada uma placa alusiva a efeméride e após uma pequena visita as instalações foi servido um almoço volante oferta da EDP.
Desta forma se comemoraram as seis décadas de existência de um dos mais emblemáticos empreendimentos desta região.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Filarmonica realizou mais um "Borrego"


A Filarmónica Aurora Pedroguense realizou mais um convívio do “borrego” , rodeado de alguns imprevistos. Este ano com algumas alterações, apos a tradicional arruda decorreu a missa este ano acompanhada pela Filarmónica finda a qual decorreu a romagem ao cemitério, este ano realizada em conjunto com a Paroquia.

Depois veio a almoço convívio com o tradicional borrego guisado com batatas acompanhado do também já tradicional caldo verde, com os discursos da praxe onde a Vereadora da cultura do Município da Sertã destacou o esforço e empenho de músicos, Maestro e diretores. Foram também apresentados os músicos que ingressaram na Filarmónica no decorrer do corrente ano. Foi também destacado o esforço e trabalho das senhoras que confecionaram o borrego, este ano lideradas pela D. Ilda, foi ainda referida a ausência da D. Celeste Rei que sofreu um acidente alguns dias antes deste evento.

As cerca de 170 pessoas que participaram neste evento foram surpreendidos pelo grupo de música
 
de popular de Cernache do Bonjardim que interpretou alguns números do seu reportório, que muito agradou aos presentes, demonstrando esta visita as excelentes relações entre as duas coletividades.
O que restava da tarde foi preenchido com o tradicional magusto e a atuação da tocata e cantata do Rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno, que muito agradou aos presentes.
E assim se cumpriu mais um dia de intenso convívio Pedroguense

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Filarmonica realiza mais um convivio do "Borrego"


A Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense realiza todos os anos no princípio de Novembro o convívio do borrego, ou “o borrego” como os mais antigos lhe chamavam.

Este ano dando continuidade a tradição a Filarmónica vai realizar o “borrego” no próximo dia 02 de novembro.
Este convívio que durante muitos anos era destinado aos músicos e a alguns convidados, nos últimos  anos  foi sendo aberto aos sócios e amigos da Filarmónica, transformando-se com convívio que junta, músicos, sócios, amigos da Filarmónica e familiares dos músicos, tendo na edição do ano passado juntado cerca de 140 pessoas.

O evento inicia-se pelas 10:30 com o hastear da bandeira da Filarmónica, seguindo-se uma arruada pela Vila de Pedrogão Pequeno, pelas 11:30 terá lugar o Missa que contara com a participação da Filarmónica, finda a qual terá lugar uma romagem ao cemitério, pelas 13:30 terá lugar o almoço convívio cujo a ementa será o tradicional borrego guisado com batatas acompanhado por um caldo verde.
A tarde será preenchida pelo magusto seguindo-se a atuação da cantata e tocata do rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno.
 E assim se dará continuidade a uma das várias tradições desta terra.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

N. Sra. da Confiança - Fragmentos de história


A atual capela de Nossa Senhora da Confiança foi construída no ano de 1902, pela família Conceição e Silva com projeto do arquiteto Ruynant, para a sua construção, foi demolida a anterior capela, que alem de capela de N. Sra. da Confiança, era também conhecida por capela do calvário, visto o altar-mor destacar a imagem do senhor crucificado e em  tempos mais distantes ai ter terminado a procissão dos passos.
  José Rodrigues Correia professor oficial nesta vila, nas ultimas décadas do seculo 19 e primeiras do seculo 20 classificou esta demolição como um atentado ao património cultural e histórico desta vila, visto com ela terem desaparecido alguns painéis de azulejos que considerava valiosíssimos.
Sobre a construção da atual Capela vou transcrever parte da "provisão licença" emitida a  04 de abril de 1902 pelo Arcebispo  D. Gaudêncio José Pereira, Bispo de Portalegre
 
Fazemos saber que por parte de Francisco Conceição e Silva e seu irmão João da Cruz e Silva da Freguesia de Pedrogam  Pequeno, desta Diocese nos foi requerido, que achando-se em estado de ruina a capella de  Nossa Senhora da Confiança situada na referida Freguesia  de Pedrogam Pequeno, a ponto de nella se não poderem realizar os actos de culto, tinham devoção de a mandar reconstruir a expensas suas, para esse fim nos pediram a necessária licença. E atendendo nos, a informação favorável do Reverendo Pároco respectivo.
Houvemos por bem mandar passar a presente, pela qual concedemos a pedida licença.
 
Este documento além de assinado pelo referido Arcebispo era legitimado por selos fiscais no valor de 534 reis.
Em 27 de agosto de 1902 o  Arcebispo de Portalegre D. Gaudêncio José Pereira, emitiu nova provisão sobre a referida Capela.
“Fazemos saber que por parte  do presbítero Manuel d Oliveira Pires  pároco de freguesia  de Pedrogam  Pequeno deste bispado, nos foi referido que, tendo sido ultimamente reconstruida a capela  de Nossa senhora da Confiança  situada  na sua freguesia, afim de nella se poderem celebrar os actos de culto divino, pretendia proceder a bênção da referida igreja,  e para isso nos pedia a necessária licença, e diferindo nos o dicto requerimento, em vista da informação favorável do muito reverendo arcipreste respetivo. Havemos por bem mandar passar o presente, pelo qual, autorizamos o reverendo pároco a proceder a bênção da respetiva igreja, digo, referida Capela de Nossa Senhora da Confiança em conformidade com as prescrições do ritual de Paulo V “.
Este documenta além da assinatura do Arcebispo era validado por selos fiscais no valor de 34 reis.
 
 
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Patrimonio historico de Pedrógão Pequeno


Ao circularmos pelo monte de N. Sra. da Confiança uma das edificações que nos chama a atenção é o velho telheiro situado a entrada do arraial. Já ouvi algumas versões sobre a sua construção, com esta nota pretendo relembrar o momento que terá marcado a sua edificação, embora a construção atual seja resultado de algumas alterações sofridas ao longo dos tempos, apresentando algumas diferenças em relação a construção original.
Mas sobre a origem deste edifício existe a ata de uma reunião da Junta de Paroquia de Pedrógão Pequeno (órgão administrativo que antecedeu a Junta de Freguesia) ocorrida no distante 20 de agosto de 1883 redigida pelo então secretário ou escrivão da Junta José da Silva Tavares.

Reuniu em sessão extraordinária na sacristia da Igreja Matriz desta vila a Junta de Paroquia de Pedrogão Pequeno…. Onde compareceu também José da Silva natural desta Vila e residente em Lisboa que acompanhado pela esposa Luísa Maria da Costa Braz e Silva. Declarou que por sua própria e livre vontade mandará e expensas suas, edificar junto a cerca de Nº Sra. da Confiança, entre o caminho velho e a estrada nova que conduzem a Capela, um telheiro ou barracão de setenta palmos, iguais a treze metros e vinte centímetros de comprido, uma parede de fundo no lado sul, três postes no lado norte, para sobres eles colocar as traves, madeira toda de pinho e telha vã, que oferece a Sra. da Confiança, para ali se abrigarem sem distinção ou hierarquia de pessoas, que forem em qualquer ocasião, cumprir seus votos e promessas a Virgem Nossa Senhora, sem que se possa arrendar ou alugar, nem albergar debaixo dele cavalidades de qualquer espécie, nem objeto qualquer exposto a venda, por esta ser a sua vontade e de sua esposa. …Ficando entregue a Junta de Paroquia que cuidará da sua conservação.

A junta de Paroquia presidida por José Henriques Vidigal, e que tinha como vice-presidente Francisco José Nunes David, e como os vogais José António Serra e Joaquim Pereira Freire (que também desempenhava o cargo de tesoureiro a titulo gratuito), agradeceu a oferta e por unanimidade aprovou um voto de louvor e gratidão.

 

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Barragem do Cabril foi inaugurada à 60 anos


No dia 31 de julho de 1954 foi inaugurada a Barragem do Cabril. Na quele dia deslocou-se a Pedrogão Pequeno o Presidente da República General Craveiro Lopes, que presidiu a cerimonia, onde marcou presença uma numerosa comitiva governamental liderada pelo Engº. Arantes e Oliveira, Ministro das obras públicas. O que revelava a importância estratégica deste investimento para o futuro do País.
Ato que ficou ensombrado pelo ataque da União Indiana ao território ultramarino de Damão.
 Passados todos estes anos é tempo de balanço, fica-nos a sensação  de que Pedrogão Pequeno,  que muito contribuiu para este projeto, muito pouco recebeu em troca, as vezes umas migalhas… outras vezes uma mão cheia de nada…
Vale-nos a consolação desta estrutura se ter transformado um ex-líbris da região e ter contribuído para aumentar o potencial turístico de Pedrogão Pequeno.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Assembleia Municipal e de Freguesia reuniram no passado Sábado


 

 
No passado dia 28 de junho a Assembleia Municipal da Sertã reuniu em Pedrogão Pequeno.

Tendo o debate girado em torno da água, esta reunião que contou com a adesão considerável de público, serviu também para alertar o executivo Municipal para as muitas carências e limitações desta Freguesia, sobretudo no que diz respeito a rede viária.
Neste mesmo dia pelas 21:00 a Assembleia de Freguesia de Pedrogão Pequeno, reuniu pela Primeira vez fora desta Vila, na sede da Associação Arcanjo S. Rafael no lugar do Bravo.
 
 O público compareceu em bom numero tendo aproveitado para alertar o executivo da Freguesia para as necessidades deste lugar. Atendendo a adesão e participação do público, nesta reunião, contrastando com as que tiveram lugar na sede da Freguesia. A descentralização das reuniões deste órgão, devem ser equacionadas com maior frequência nos próximos tempos.
 
O objetivo destas reuniões, que é aproximar os eleitos dos eleitores, foi conseguido.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Assembleia Municipal reúne em Pedrógão Pequeno


 
No próximo sábado dia 28 de junho a partir das 15 horas a salão da casa do povo de Pedrogão Pequeno será palco de uma reunião da Assembleia Municipal. Dando continuidade a descentralização das reuniões deste órgão iniciadas no mandato anterior, esta será a primeira reunião deste órgão desde que passou a ser presidido pelo Prof. Alfredo Dias, a ter lugar fora  do edifício dos passos do Concelho.
Esta será a segunda vez que este órgão reúne em Pedrogão Pequeno, a primeira teve lugar em 28 de setembro de 2012.
 Esta é uma boa oportunidade para os pedroguenses acompanharem os trabalhos deste órgão e aproveitarem o período reservado ao público para intervirem.
Fruto do acaso este mesmo dia também entrará para a história da Assembleia de Freguesia de Pedrogão Pequeno, que pelas 21 horas realizará a sua primeira reunião fora de Pedrogão Pequeno, neste caso a sessão terá lugar na sede da Associação Arcanjo S. Rafael no lugar do Bravo (escola nova).
Estas descentralizações visam aproximar os eleitos dos eleitores, e no caso da Assembleia de freguesia tentar sensibilizar as pessoas para importância da sua participação e acompanhamento das reuniões deste órgão.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pedrogão Pequeno Celebrou o Santo António


 
 


Teve lugar no passado sábado dia 14 de junho a procissão de Santo António, e a “inauguração” das obras de reparação da Capela de Santo António.
A cerca de um ano a capela da Santo António foi recuperada, graças a generosidade das beneméritas, Fernanda Martins Mouga e Irene Mouga Fernandes que suportaram o custo das obras. E assim graças a generosidade de alguns Pedroguenses se vai mantendo e conversado o património histórico e religioso desta Vila.

As celebrações iniciaram-se com a eucaristia na Igreja Matriz em Honra de Santo António, seguida de procissão ate a capela de Santo António, acompanhada pela Filarmónica Aurora Pedroguense que se associou a este acontecimento, organizando o seu II º convívio dos Santos populares que decorreu no logradouro do Edifício da “Casa do Povo” onde teve lugar uma sardinhada seguida de um concerto da Filarmónica.




domingo, 4 de maio de 2014

Filarmonica aprovou contas


 

 
Realizou-se no passado sábado pelas 21 horas uma Assembleia Geral da Filarmónica Aurora Pedroguense, os trabalhos iniciaram-se com apresentação do relatório de contas do ano de 2013 cuja receita foi de 39201.65€ e a despesa de 33412.58€ transitando um saldo de 5789.07€ para o ano de 2014. Mas se tivermos em conta que a coletividade ainda tem dividas por saldar relativas a anos anteriores no valor de 11185.00€, no final de 2013 registava um passivo 5395.93€. Colocado a votação o documento foi aprovado por unanimidade pelos cerca de 30 sócios presentas, maioritariamente executantes da Filarmónica.

No ponto seguinte foi aprovado o orçamento e plano de atividades para 2014, deste documento destaca-se a aposta da Coletividade na formação dos seus músicos e na melhoria de condições da sala de ensaio.
A terminar a direção agradeceu o esforço, empenho e dedicação dos músicos e maestro, em prol desta coletividade.

domingo, 6 de abril de 2014

Paróquia de Pedrogão Pequeno organiza cerimónias da Semana Santa


 
 


As cerimónias, tem início no próximo domingo dia 13 de abril com a bênção dos Ramos que tem lugar na capela de S. Sebastião pelas 14:30, seguindo em procissão até a Igreja Matiz onde será celebrada a eucaristia. Pelas 16 horas inicia-se a “função” dos Passos que será acompanhada pela Filarmónica Aurora Pedroguense.
No dia 18 de abril sexta-feira santa pelas 18:00 terá lugar a procissão do enterro do Senhor, celebração que já não se realizava nesta Vila há algumas décadas.
No domingo de Pascoa pelas 12:00 terá inicio a tradicional Procissão de Pascoa que antecede a Eucaristia, acompanhada como manda a tradição pela Filarmónica Aurora Pedroguense.
Estas cerimónias serão as primeiras a cargo do novo Pároco desta Vila, o P. José Afonso que assumiu esta Paróquia em dezembro último.