Pedrogão Pequeno cumpriu mais uma
tradição
Quando o relógio da torre da Igreja Matriz acabou de entoar as 12 badaladas que anunciavam a chegada do 1º dia de dezembro, a Filarmónica Aurora Pedroguense que aguardava perfilada junto escola primária, iniciou mais uma tradicional arruada que recorda a restauração da independia Nacional ocorrida a 1 de dezembro de 1640, sendo acompanhada por mais de duas dezenas de Pedroguenses, devidamente equipados para fazerem frente ao muito frio que se fazia sentir, percorrendo-se assim algumas das ruas desta Vila ao som do Hino da Restauração.
O grupo de amigos de Pedrogão Pequeno no Facebook também se associou a este evento e lançou o desafiou aos Pedroguenses para se juntarem a Filarmónica e cantarem o hino.
O local escolhido foi
a Praça Ângelo Henriques Vidigal em frente ao pelourinho, apesar de não ter
existido um ensaio do “coro” com a Banda, a missão foi cumprida com sucesso,
porque o principais objetivos, (o convívio e a divulgação desta tradição Pedroguense)
foram atingidos.
No final ficou um repto para que esta tradição se mantenha
nos próximos anos, apesar da decisão anedótica do Governo Português, que aboliu
este feriado em que se celebra a independência Nacional.
Houve ainda tempo para músicos e participantes conviverem num
pequeno lanche na sede da Filarmónica
O feriado civil mais antigo da história de Portugal e talvez um dos momentos mais importantes da nossa existência, enquanto portugeses, não pode deixar de ser comemorado apenas e só porque quem não conhece a nossa hisória e as nossas tradições teima em nos (des)governar e impor regras despropositadas... Restauração para Sempre!
ResponderEliminar