Moinho das Freiras
É um recanto único do vale do Zêzere, situado na margem esquerda do Rio, é composto por duas zonas de lazer, uma junto ao rio e a outra junto ao túnel. O nome “Moinho das Freiras” advém do facto de na zona existirem até a construção das barragens alguns moinhos. E como há referencias a hipótese de em tempo remotos terem existindo dois conventos em Pedrógão Pequeno, pressupõe-se que neste local existisse um moinho pertensa das Freiras de um desses conventos. Porem a certeza desta história ter-se-á perdido no tempo, embora o nome tenha prevalecido até aos dias de hoje.
O túnel foi construído a partir de 1918 pela extinta companhia Nacional de Viação e Eletricidade, com ele foi aberta uma levada que tinha como objetivo transportar a água do rio, desde o Vaú, local situado a montante da atual barragem do Cabril ate ao Moinhos das Freiras para ai construir um aproveitamento hidroeléctrico. As obras foram interrompidas por volta de 1920.
Estas zonas foram intervencionadas em 2003/2004 pela Junta de Freguesia de Pedrogão Pequeno beneficiando de um financiamento do IFADAP.
Nota: 2 fotos de Cristina Nunes
Sem comentários:
Enviar um comentário