S. João em Pedrogão Pequeno
Pedrógão Pequeno celebrou hoje mais uma vez o seu Padroeiro, talvez sem fulgor e brilho de outros tempos, mas de acordo com a realidade e potencialidades atuais da Paróquia. Sendo bastante positivo o retomar de algumas tradições e procedimentos que nos últimos tempos andavam um pouco afastados da vida da paróquia.
No decorrer da missa em louvor de S. João, seis crianças fizeram a sua primeira comunhão e três a profissão de fé, finda a qual, houve lugar a uma procissão que percorreu as principais ruas da Vila, além das crianças da catequese o cortejo contavam com os andores de S. João e do Sagrado Coração de Jesus, sendo acompanhados pela Filarmónica Aurora Pedroguense. Apesar do intenso calor que se fazia sentir, o povo participou em número razoável. Finda a procissão o Pároco procedeu a entrega de lembranças as crianças e jovens que frequentaram a catequese durante o ano, e agradeceu o empenho e trabalho de todos os que tornaram possível esta celebração. Houve ainda tempo para a Filarmónica fazer uma muito breve atuação.
Como recordar é viver atrevo-me a recordar uma celebração semelhante ocorrida em Pedrogão Pequeno, no longínquo ano de 1900.
De acordo com uma notícia publicada no jornal “Gazeta das Províncias” de 05-07-1900. Teve lugar nesta vila no dia 01 de julho de 1900 a Festividade Religiosa do Sagrado Coração de Jesus e a comunhão geral das crianças, além do Pároco P. Isidro Farinha concelebraram mais três Sacerdotes, houve sermões e fizeram a comunhão mais de sessenta crianças. A Procissão orientado pelo Sr. Adelino Duarte Pessoa dos Santos, foi acompanhada pela Filarmónica Aurora Pedroguense, segundo o autor o fogo foi de grande qualidade e a festividade foi semelhante ou superior as realizadas em anos anteriores.
Outos tempos… basta olhar para o numero de crianças que fizeram a comunhão… hoje eram seis, em 1900 foram mais de sessenta… .