O Antigo Hospital da Misericórdia
Ao circular pelas imediações da Capela de S.to António deparamo-nos com um cenário desolador constituído pelas ruínas do antigo Hospital da Misericórdia. Como a Misericórdia de Pedrógão Pequeno se encontra inativa á mais de duas décadas o referido edifício encontra-se totalmente abandonado e parcialmente destruído, só restando de pé as paredes exteriores, que começam a por em risco quem por ali circula e os edifícios em redor.
A cerca de dez anos houve algumas reuniões com vista solucionar o problema, mas a situação ficou na mesma, devido a burocracias várias. No início do atual mandato autárcico o assunto voltou a baila, mas sem efeitos práticos… e o edifício lá vai caindo, o que é pena.
Durante muitas décadas era a este Hospital que as pessoas da Freguesia e arredores recorriam para curar as suas enfermidades, dado que nele se realizavam pequenas cirurgias e tinha capacidade para cerca vinte internamentos. Tendo encerrado completamente a meio da década de oitenta, na altura em que o Dr. Raul Lima, que ali atendia os seus doentes, deixou de exercer medicina em Pedrógão Pequeno , o que provocou a sua rápida degradação.
Como as soluções tardam em aparecer, fica a questão: que futuro para o que resta do antigo Hospital da Misericórdia?
É realmente uma pena ver um edifício como este entregue ao abandono. A vontade dos nossos políticos nem sempre coincide com aquilo que são as suas acções.
ResponderEliminarA própria história da Misericórdia de Pedrógão Pequeno não merecia terminar de forma tão aviltante. E pensar que no século XVIII e XIX era uma das Misericórdias mais prósperas do distrito de Castelo Branco.
Abraço e parabéns pelo blogue,
Rui Lopes