terça-feira, 28 de agosto de 2012


 Rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno o futuro joga-se no dia 1 de Setembro

 
A Assembleia Geral do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno agendada para o próximo dia 01 de setembro será a ultima oportunidade para encontrar uma solução para manter o grupo ativo. Muito mais importante que encontrar uma solução diretiva, sera encontrar pessoas disponíveis para integrarem o Rancho, é que sem executantes a Associação deixa de ter viabilidade. Esperamos que as pessoas que gostam do Rancho compareçam e estejam disponíveis para recolocar o grupo a funcionar. Este dia 1 de setembro poderá ser o primeiro dia do resto da vida do Rancho ou ultimo dia de mais uma fase da sua vida… a decisão está nas mãos de todos nós… 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012





X Jazz foi um sucesso


Entre 14 e 18 de Agosto, a sede da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense em Pedrógão Pequeno, foi palco de uma residência artística destinada a músicos de jazz, integrada no programa X Jazz – ciclo de Jazz das Aldeias de Xisto, este evento foi organizado pelo Jazz ao Centro Clube de Coimbra e apoiado pela ADXTUR.
Os trabalhos foram dirigidos pelo saxofonista Britânico, Evan Parker, figura incontornável do Jazz europeu e mundial e um dos fundadores da livre improvisação europeia, e contou com a participação de 17 músicos ligados ao jazz, provenientes de vários pontos do País.
O grupo realizou quatro atuações, a primeira foi no dia 15 de agosto e teve lugar no improvável e paradisíaco Moinho das Freiras, tendo a atuação sido dominada pelo grupo de cardas (contrabaixos, harpa, viola de arco e guitarra) ao qual se juntou perto do final outro grupo composto pelos sopros e precursão, terminando todos juntos no pequeno palco montado junto ao túnel. Para a maioria do público presente foi o primeiro contacto com este género musical, antes do concerto ainda houve tempo para uma breve atuação da Filarmónica Aurora Pedroguense, foi um espetáculo diferente num sitio especial.
As atuações prosseguiram no dia 16 no Hotel da Montanha, no dia 17 na Aldeia de Casal de São Simão no vizinho concelho de Figueiró dos Vinhos, tendo o concerto de encerramento tido lugar no dia 18 na Sertã na casa da Cultura. No final dos trabalhos era bem visível a satisfação dos músicos e organização pelo trabalho realizado, ficando também alguns elogios a forma como foram recebidos e a beleza e encantos da terra.

sábado, 18 de agosto de 2012


O X Jazz não foi só musica

Paralelamente a residência artística destinada a músicos de Jazz, integrada no programa X Jazz – ciclo de Jazz das Aldeias de Xisto, decorreram outros trabalhos na área das artes visuais. A artista Rita Frazão licenciada em design e comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, foi um dos artistas que acompanharam esta residência, incidindo o seu trabalho na grafia (ou tipografia) existente um pouco por toda a vila de Pedrogão Pequeno. Privilegiando o contacto com os habitantes locais apesar do trabalho que pretendia realizar não ter sido previamente divulgado, conseguiu criar alguma empatia com a população, o resultado desse trabalho fica registado numa mesa antiga que era usada nos eventos da Filarmónica e que já continha algumas palavras escritas, a qual recuperou e intervencionou. Além de elementos da grafia de Pedrogão, a mesa contem o desenho das mãos de alguns dos seus habitantes.
A mesa intervencionada fez parte durante anos do mobiliário do Salão da Casa do Povo tendo servido em festas, convívios e casamentos, etc., em 2005 encontrava-se no depósito de matérias da Junta de Freguesia para se transformada em lenha sendo reabilitada pela Filarmónica tendo ao longo dos últimos anos servido nos eventos desta coletividade, apesar de ser um movel esta mesa tem uma historia que atravessa varias gerações de Pedroguenses.
 Esta artista já acompanha eventos ligados ao Jazz há alguns anos, meio onde o seu trabalho é reconhecido e apreciado.

terça-feira, 14 de agosto de 2012


X Jazz prossegue a partir de hoje em Pedrogão Pequeno



Iniciou-se hoje em Pedrogão Pequeno uma residência artística destinada a músicos de Jazz, integrada no programa X Jazz – ciclo de Jazz das Aldeias de Xisto, e dirigida pelo saxofonista Britânico, Evan Parker, figura incontornável do Jazz europeu e mundial.
Os trabalhos estão a decorrer na sede da Filarmónica Aurora Pedroguense, que apesar das poucas condições, que dispõe para este tipo de eventos, acaba por ser um dos poucos locais em Pedrógão Pequeno onde este podia decorrer.
Para amanhã dia 15 de Agosto está previsto um concerto no Moinho das Freiras, se as condições metrológicas o permitirem. Os concertos prosseguem dia 16 no Hotel da Montanha e dia 18 na Casa da Cultura na Sertã.
Esta é uma oportunidade única que os habitantes da região e os amantes de Música tem para poder apreciar outros sons e outros ritmos musicais.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Jazz em Pedrogão Pequeno



 Entre 14 e 19 de Agosto, a Vila (Aldeia do Xisto) de Pedrógão Pequeno, será palco de uma residência artística destinada a músicos de jazz, integrada no programa X Jazz – ciclo de Jazz das Aldeias de Xisto.
 Esta residência artística será dirigida pelo saxofonista Britânico, Evan Parker, figura incontornável do Jazz europeu e mundial e será um dos pontos altos do XJAZZ.
Participam nesta residência cerca de 16 músicos, escolhidos para o efeito, com diferentes experiências musicais.
Os trabalhos vão decorrer na sede da Filarmónica Aurora Pedroguense. No dia 14 sará apresentado um documentário no Hotel da Montanha, e os concertos terão lugar no dia 15 no Moinho das Freiras, no dia 16 no Hotel da Montanha e dia 18 na Sertã na Casa da Cultura. Será uma oportunidade única para os amantes da música e não só terem contacto com outros ritmos musicais, só é pena que a Vila (o núcleo urbano) de Pedrogão Pequeno não tenha sido comtemplada com uma atuação. É que apesar de se realizarem dois concertos na área da Freguesia, decorrem em locais pouco acessíveis aos habitantes da “aldeia de xisto” . Paralelamente decorrem outras atividades na área das artes visuais.