quarta-feira, 25 de julho de 2012


Pedrogão Pequeno e os seus Brasões

 
Cresci a ver o Brasão de Pedrógão Pequeno contendo o Rio, a Ponte Filipina o sol e uma Aguia, o azul do firmamento e o verde do Vale do Zêzere, por sinal era quase igual ao da vizinha Vila de Pedrogão Grande.
Foi inspirado no antigo Brasão, que foram criadas a bandeira e o emblema da Filarmónica Aurora Pedroguense, uma das mais importantes coletividades da nossa Freguesia
Por volta do ano 2000 foi criado o atual Brasão, por especialista em heráldica, passamos a ter as “águas feras” o borrego do S. João e a cruz da Ordem de Malta. Apesar das explicações dos especialistas e do respeito que merece o Brasão da nossa terra, continuo sem esquecer a beleza do anterior.


sábado, 21 de julho de 2012

Filarmónica Aurora Pedroguense aposta na Formação

Decorreu em Mação entre os dias 16 e 20 de julho de 2012 o IV estágio de sopros e precursão, organizado pelo Conservatório de Musica de Mação e dirigido pelo Professor Tiago Alves. Entre os mais de 50 músicos que frequentaram este estágio estavam 10 executantes da Filarmónica Aurora Pedroguense. A participação neste tipo de iniciativas insere-se numa aposta da Coletividade e do Maestro Pedro Cordeiro na formação e valorização dos seus executantes. Aos participantes além do contacto com outros músicos e formadores, foi possível realizar um trabalho específico acompanhado por formadores especializados em cada naipe. Serviu também para o seu crescimento e formação humana, fruto das incidências vividas ao longo da semana, resultantes dos momentos bons e menos bons.
No passado 19 de Maio de 2012 cinco executantes desta Filarmónica também participaram nos 2º ciclos de Formação da Filarmónica Pedroguense em Pedrogão Grande, nas classes de clarinete e flauta.


A Participação em eventos deste tipo é uma aposta para continuar, como complemento a formação e trabalho desenvolvidos na Escola de Música e na Banda desta emblemática Coletividade de Pedrógão Pequeno, visto não ser possível aos seus executantes frequentar por enquanto um Conservatório, devido e as distancias a que se encontram os mais próximos e as dificuldades financeiras com que a coletividade tem vivido nos últimos anos.

segunda-feira, 9 de julho de 2012


 Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno… o abismo ao virar da esquina…



A viabilidade do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, sofreu no passado fim-de-semana um duro revés. Por falta de elementos a Direção da coletividade foi obrigada a cancelar a atuação prevista para a Feira do Bucho e Maranho que decorreu na Sertã. Depois de alguma esperança criada pela nomeação de uma comissão administrativa no final de Abril e pela afluência de elementos em bom numero aos ensaios no início de Maio, estranhamente a partir de Junho não foi possível realizar ensaios por falta de elementos … e pelo mesmo motivo as atuações agendadas foram canceladas… e o abismo começa a espreitar… .
Este seria o momento em que todos se deveriam unir em torno da coletividade e deixar de parte a divergências pessoais, mas pelos vistos há umbigos que continuam a ser mais importantes que o futuro da coletividade.
O futuro será o encerramento se algumas pessoas não inverterem as suas posições. Começa a ser difícil a Coletividade sobreviver no rumo, que vinha sendo traçando nos últimos anos… talvez seja chegada a altura de procurar uma via alternativa… é que a medida que o tempo vai passando, as hipóteses de vias alternativas também vão diminuindo.
Este grupo foi um dos primeiros a ser criado na região, apesar de algumas interrupções tem desempenhado um papel muito importante na preservação das tradições da nossa terra e tem sido também um dos embaixadores desta Freguesia pelo País fora.
O futuro está nas nossas mãos…